E a atividade de hoje foi com argila!!! Para ilustrar mais ainda o trabalho com a Arte Egípcia, hoje a atividade foi de modelagem. Trabalhamos alto e baixo relevo nas placas de argila, depois de bastante trabalho para hidratá-la e encontrar o ponto certo de plasticidade.
Neste blog encontraremos o conteúdo trabalhado nas aulas de Arte, e também produzido pelos estudantes do Colégio Estadual Mathias Jacomel, durante as aulas como resultado das atividades , além de notícias e informações sobre arte.
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
terça-feira, 14 de julho de 2015
Arte Indígena
Trançado
Para finalizar o primeiro trimestre e iniciar os estudos sobre a Arte dos Índios Brasileiros, fizemos uma pequena amostra da tecelagem indígena. Com pequenas tiras de papel colorido, além dos conteúdos técnicos da Arte, pudemos ter um pouquinho da experiência de como coisas são construídas através da tecelagem.
É trançando que o índio constrói a sua casa e uma grande variedade de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos, trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, abanos para aliviar o calor e avivar o fogo, objetos de adorno pessoal (cocares, tangas, pulseiras), redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos etc...
sexta-feira, 17 de abril de 2015
Arte Rupestre no Brasil
Exposição sobre o Egito em Curitiba tem peças com mais de 3,5 mil anos Mostra começa nesta sexta-feira e vai até 10 de maio, com entrada gratuita. Serão cerca de 150 peças expostas - entre elas, 47 são originais.
Uma exposição sobre a história da civilização egípcia será aberta nesta sexta-feira (17) no Park Shopping Barigui, em Curitiba. A mostra, intitulada "Segredos do Egito", segue até o dia 10 de maio, com entrada gratuita.
Serão cerca de 150 peças (47 delas, originais), como esculturas, joias, ferramentas, cerâmicas, pinturas sobre papiros, múmias e sarcófagos. O acervo foi adquirido do Museu do Cairo e, segundo a organização, tem peças com mais de 3,5 mil anos.
Há, por exemplo, uma réplica do torno do faraó Tutankhamón e de sua máscara mortuária. Também estarão expostas esculturas dos deuses Anúbis, Hórus, Amon e Thot, com até 2,5 metros de comprimento.
A mostra internacional está em turnê desde 2013 e já passou por Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Jundiaí (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).
Serviço
Exposição Segredos do Egito
Praça de Eventos do Park Shopping Barigui
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600
17 de abril a 10 de maio
Entrada gratuita
http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/04/exposicao-sobre-o-egito-em-curitiba-tem-pecas-com-mais-de-35-mil-anos.html
Arte Rupestre
Arte Rupestre com o 6° Ano
No início deste primeiro trimestre começamos conhecendo os primórdios da arte nas turmas de 6° anos. Vimos a Arte Pré-Histórica de locais já famosos como Lascaux, na França e Altamira, na Espanha, e outros desconhecidos de nós brasileiros mesmos como as pinturas existentes ao longo do território do Brasil, como as que encontramos na Serra da Capivara, no Piauí.
E após muitas atividades, finalizamos o assunto por ora confeccionando nossos próprios carimbos inspirados no que vimos do assunto e nos divertimos carimbando em grupos.
Os carimbos foram construídos com as bases em papelão e os alto relevos com elásticos, aqueles de dinheiro mesmo.
E agora, vamos mostrar nossos resultados!
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Livros para colorir
Colorir não é só para crianças: a atividade pode aliviar o estresse e você não sabia
Colorir é uma atividade que costumamos associar às crianças. Conforme crescemos, vamos deixando de lado as canetas e os lápis de cor – a não ser para marcar textos. Mas a atividade de colorir pode ter benefícios para os adultos graças a suas propriedades desestressantes. Ela gera bem estar, tranquilidade e estimula áreas cerebrais ligadas à motricidade, aos sentidos e à criatividade. Em alguns países europeus, as editoras começam a explorar este potencial com cadernos de colorir para adultos. Na Espanha, a Espasa acaba de publicar Coloréitor, com ilustrações de Forges.
Um dos primeiros psicólogos a aplicar o colorir como técnica de relaxamento e de interpretação da mente foi Carl G. Jung, no começo do século 20. Ele usou com mandalas: desenhos circulares com formas concêntricas, similares aos rosetões das igrejas góticas, que têm origem na Índia.
http://m.huffpost.com/br/entry/5948844?ncid=fcbklnkbrhpmg00000004
Documentário sobre Sebastião Salgado
Estreia: Documentário 'O sal da terra' ilustra trajetória de Sebastião Salgado
Indicado ao Oscar, filme é dirigido por Wim Wenders e Juliano Salgado.
Longa mostra bastidores do processo de trabalho do fotógrafo brasileiro.
Win Wenders dirigiu o documentário O Sal da Terra, sobre o fotógrafo Sebastião Salgado (Foto: Divulgação) |