sexta-feira, 17 de abril de 2015

Arte Rupestre no Brasil

             Os cientistas que pesquisaram os sítios arqueológicos brasileiros, concluíram que estes foram habilitados por grupos humanos nômades e semi-nômades, provavelmente caçadores-coletores.
             Pode-se dizer que, com exceção do litoral não há região do território brasileiro que não apresente em abundância manifestações rupestres. O pigmentos utilizados, na sua quase totalidade, são de origem mineral e depois vegetal (urucum, jenipapo e carvão). A execução se fazia com pincel de fibras ou dedo.
             Os motivos são bem diversificados (geométricos ou orgânicos) com várias combinações entre formas e linhas. Temos também as figuras de animais (corças, veados, onças, tamanduás, aves, répteis e em menos escala peixes). E muito mais raros são os desenhos de plantas. A representação humana é bem comum, tendo cenas de pesca, caça, dança e combate.
             Encontramos pinturas nas regiões: Pedra Pintada (PA) cerca de 11.000 anos, Peruaçu (MG) cerca de 2.000 à 10.000 anos, Lagoa Santa (MG) cerca de 2.000 à 10.000 anos, São Raimundo Nonato (PI) cerca de 40.000 anos (vestígios humanos) e pinturas de 15.000 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido à avaliação do administrador.