Neste blog encontraremos o conteúdo trabalhado nas aulas de Arte, e também produzido pelos estudantes do Colégio Estadual Mathias Jacomel, durante as aulas como resultado das atividades , além de notícias e informações sobre arte.
sexta-feira, 17 de abril de 2015
Arte Rupestre no Brasil
Exposição sobre o Egito em Curitiba tem peças com mais de 3,5 mil anos Mostra começa nesta sexta-feira e vai até 10 de maio, com entrada gratuita. Serão cerca de 150 peças expostas - entre elas, 47 são originais.
Uma exposição sobre a história da civilização egípcia será aberta nesta sexta-feira (17) no Park Shopping Barigui, em Curitiba. A mostra, intitulada "Segredos do Egito", segue até o dia 10 de maio, com entrada gratuita.
Serão cerca de 150 peças (47 delas, originais), como esculturas, joias, ferramentas, cerâmicas, pinturas sobre papiros, múmias e sarcófagos. O acervo foi adquirido do Museu do Cairo e, segundo a organização, tem peças com mais de 3,5 mil anos.
Há, por exemplo, uma réplica do torno do faraó Tutankhamón e de sua máscara mortuária. Também estarão expostas esculturas dos deuses Anúbis, Hórus, Amon e Thot, com até 2,5 metros de comprimento.
A mostra internacional está em turnê desde 2013 e já passou por Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Jundiaí (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).
Serviço
Exposição Segredos do Egito
Praça de Eventos do Park Shopping Barigui
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600
17 de abril a 10 de maio
Entrada gratuita
http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/04/exposicao-sobre-o-egito-em-curitiba-tem-pecas-com-mais-de-35-mil-anos.html
Arte Rupestre
Arte Rupestre com o 6° Ano
No início deste primeiro trimestre começamos conhecendo os primórdios da arte nas turmas de 6° anos. Vimos a Arte Pré-Histórica de locais já famosos como Lascaux, na França e Altamira, na Espanha, e outros desconhecidos de nós brasileiros mesmos como as pinturas existentes ao longo do território do Brasil, como as que encontramos na Serra da Capivara, no Piauí.
E após muitas atividades, finalizamos o assunto por ora confeccionando nossos próprios carimbos inspirados no que vimos do assunto e nos divertimos carimbando em grupos.
Os carimbos foram construídos com as bases em papelão e os alto relevos com elásticos, aqueles de dinheiro mesmo.
E agora, vamos mostrar nossos resultados!
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Livros para colorir
Colorir não é só para crianças: a atividade pode aliviar o estresse e você não sabia
Colorir é uma atividade que costumamos associar às crianças. Conforme crescemos, vamos deixando de lado as canetas e os lápis de cor – a não ser para marcar textos. Mas a atividade de colorir pode ter benefícios para os adultos graças a suas propriedades desestressantes. Ela gera bem estar, tranquilidade e estimula áreas cerebrais ligadas à motricidade, aos sentidos e à criatividade. Em alguns países europeus, as editoras começam a explorar este potencial com cadernos de colorir para adultos. Na Espanha, a Espasa acaba de publicar Coloréitor, com ilustrações de Forges.
Um dos primeiros psicólogos a aplicar o colorir como técnica de relaxamento e de interpretação da mente foi Carl G. Jung, no começo do século 20. Ele usou com mandalas: desenhos circulares com formas concêntricas, similares aos rosetões das igrejas góticas, que têm origem na Índia.
http://m.huffpost.com/br/entry/5948844?ncid=fcbklnkbrhpmg00000004
Documentário sobre Sebastião Salgado
Estreia: Documentário 'O sal da terra' ilustra trajetória de Sebastião Salgado
Indicado ao Oscar, filme é dirigido por Wim Wenders e Juliano Salgado.
Longa mostra bastidores do processo de trabalho do fotógrafo brasileiro.
Win Wenders dirigiu o documentário O Sal da Terra, sobre o fotógrafo Sebastião Salgado (Foto: Divulgação) |