Gilberto Gil
Nome completo: Gilberto Passos Gil Moreira
Nascimento: 26 de junho de 1942 (76 anos)
Local de nascimento: Salvador, BA, Brasil.
Filho de José Gil Moreira, médico formado pela Universidade da Bahia, e de Claudina Passos Gil Moreira, professora primária, Gilberto Gil com apenas três semanas de vida, foi morar na cidade de Ituaçu, região da caatinga, interior do Estado.
Com 9 anos, já em Salvador, ao mesmo tempo que cursava o ginasial, e desde cedo mostrou interesse por musica, onde começou a estudar música na Academia Regina. Seu instrumento preferido era o acordeon, mas aprendia também a tocar violão.
Nessa época, Gil morava na casa de uma tia paterna, que mais tarde seria homenageada na música “Margarida-ê-ê me criou pra valer”. E em 1960, Gilberto Gil ingressou na Universidade Federal da Bahia para cursar administração de empresas. No ano seguinte, ganhou um violão de presente de sua mãe.
Tropicalismo
Em 1967, a música “Domingo no Parque”, que Gilberto Gil cantou com a participação dos Mutantes, ficou em 2º lugar no 3º Festival Música Potiguar Brasileira (FMPB). O festival foi o ponto de partida para o movimento artístico chamado “Tropicalismo”, que Gilberto Gil participou junto com Caetano Veloso, Tom Zé, entre outros.
A ideia do movimento tropicalista era a fusão de elementos da música inglesa e americana junto com as músicas de João Gilberto e Luiz Gonzaga. O movimento causou polêmica, porém, abriu portas para uma nova etapa na música popular brasileira.
Em 1968, lançou o disco “Gilberto Gil” com 14 músicas, entre elas, Procissão e Domingo no Parque. Lançou também um disco manifesto, intitulado “Tropicália” do qual participaram, além de Gilberto Gil, participaram também Caetano, Gal Costa, Os Mutantes, Tom Zé e Torquato Neto.
Exílio
O Movimento Tropicalista foi considerado subversivo pela ditadura militar e Gilberto Gil foi preso, junto com Caetano Veloso. Em 1969 Gilberto Gil se exilou na Inglaterra. Nesse mesmo ano foi lançado o disco “Gilberto Gil”, onde se destacou a música “Aquele Abraço”.
Retorno ao Brasil
No início de 1972, Gilberto Gil voltou ao Brasil definitivamente, em seguida lançou “Expresso 2222”, e quatro anos após, junto com Caetano, Gal e Betânia, formaram o conjunto “Doces Bárbaros” que rendeu um álbum e várias turnês pelo país.
Em 1978, ele se apresentou no Festival de Montreux, na Suíça. Nesse mesmo ano ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Word Music com “Quanta Gente Veio Ver”.
Em 1980, lançou uma versão em português do reggae No Woman, No Cry (Não Chores Mais), sucesso de Bob Marley.
Em 1978, ele se apresentou no Festival de Montreux, na Suíça. Nesse mesmo ano ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Word Music com “Quanta Gente Veio Ver”.
Em 1980, lançou uma versão em português do reggae No Woman, No Cry (Não Chores Mais), sucesso de Bob Marley.
https://www.youtube.com/watch?v=mcTKcMzembk <LINK musica original Bob Marley
https://www.youtube.com/watch?v=GjYaAgHAh_w <LINK musica feita por Gilberto Gil
https://www.youtube.com/watch?v=GjYaAgHAh_w <LINK musica feita por Gilberto Gil
As informações foram retiradas do site :
> http://www.gilbertogil.com.br/sec_musica_2017.php
Expresso 2222
"Um dia em Londres eu anotei num caderno: 'Começou a circular o expresso 2222, que parte direto de Bonsucesso pra depois' - e esse pra depois me suscitou imediatamente uma parada. Não tive o mínimo ímpeto de continuar nada; decidi deixar aquilo ali como um vinho, num barril de carvalho, pra envelhecer. Só quase um ano mais tarde, já em outra casa, peguei de novo o caderno (onde, além de versos, eu anotava recados telefônicos, bilhetes para Sandra), musiquei o que tinha escrito e, com o violão, fui fazendo o resto." (Diz
Gil)
Gil)
Por que expresso 2222?
Quando Gilberto Gil era criança ate a idade adulta viajava muito de trem, o que na época era um dos meios mais comuns na Bahia.
"Os trens da Companhia Leste Brasileira e outros saindo e entrando nas estações, em Salvador, em Ituaçu, em Nazaré das Farinhas, me marcaram. Não sei por que cargas d'água, essa repetição do 2 era algo de que eu estava impregnado; alguma locomotiva, de número 222, que eu vi, ficou na minha cabeça e, quando comecei a letra, a primeira imagem que me veio foi dela." ( Diz Gil)
As metáforas dessa musica esta ligada as drogas da época, o que era comum a maconha, lysergsäurediethylamid (LSD) e mescalina, em Londres avia muito essa cultura. E 'Bonsucesso' entrou porque era rima e, porque, era referência a um lugar de onde ele vinha, de onde a viagem poderia ter iniciado.
https://www.youtube.com/watch?v=1nOaAoa1bWA
https://www.youtube.com/watch?v=1nOaAoa1bWA
Aquele abraço
Meses após ser solto Gil foi para o Rio tratar da saída do Brasil com o exército, e na manhã seguinte da sua volta para Salvador ele foi visitar a mãe de Gal Costa, na casa dela, fantasiou aquele abraço... Já no avião ele terminou a musica em um simples pedaço de guardanapo e mentalizando a melódia, pois na hora não havia instrumentos teve que criar uma melodia simples em sua memória. Quando finalmente chegou em Bahia que pegou o violão e tocou.
Aquele Abraço é uma das músicas mais populares, e a mais tocada e o segundo mais vendido dos seus discos. Uma das três gravações dele que ficaram em primeiro lugar nas paradas de sucesso durante maior tempo.
https://www.youtube.com/watch?v=HB8vbB5ILUU
Aquele Abraço é uma das músicas mais populares, e a mais tocada e o segundo mais vendido dos seus discos. Uma das três gravações dele que ficaram em primeiro lugar nas paradas de sucesso durante maior tempo.
https://www.youtube.com/watch?v=HB8vbB5ILUU
Back in Bahia
Era se primeiro verão na Bahia depois de voltar de Londres, ele tinha ido à festa de Nossa Senhora da Conceição em Santo Amaro da Purificação. Ele estava na casa onde a mãe de Caetano, estava dando a festa, vendo as pessoas queridas e a alegria que delas, da lembrança da saudade que eu sentia dessas e outras coisas em Londres veio o impulso para escrever a canção, onde ele começou ali, letra e música juntas, de cabeça, e complementou no dia seguinte, em Salvador.
Back in Bahia se baseia em motivos musicais muito íntimos, nordestinos, e em modos coudélicos, com rimas rítmicas, típicas do versejar nordestino, e versos simétricos [quase todos de 16 sílabas]: poesia pura, concreta.
Não chore mais
"Eu pensava na transposição de uma cena jamaicana para uma cena brasileira a mais similar possível nos aspectos físico, urbano e cultural. Emblemática do desejo de autonomia e originalidade das comunidades alternativas, No Woman, No Cry retratava o convívio diário de rastafáris no 'government yard' (área governamental) em Trenchtown, e a perseguição policial, provavelmente ligada à questão da droga (maconha), que eles sofriam. Esta situação eu quis transportar para o parque do Aterro, no Rio de Janeiro, também um parque público, onde localizei policiais em vigília e hippies em rodinhas, tocando violão e puxando fumo, como eu costumava vê-los de noite na cidade. Coincidindo com o momento em que a abertura política estava começando, Não Chore Mais acabou por se referir a todo um período de repressão no Brasil." (Diz Gil)
https://www.youtube.com/watch?v=03Aq-qnJng4
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