segunda-feira, 6 de maio de 2019

A rainha das ovelhas negras

RITA LEE


 

Rita Lee a rainha do rock nacional:


Conhecida apenas como Rita Lee, a cantora Rita Lee Jones nasceu em São Paulo em 31 de dezembro de 1947. Além de cantora Rita também é compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista. 

Importância no cenário artístico:


Os Mutantes:


Em julho de 1968 Rita começa a se destacar no cenário artístico nacional com o lançamento do disco da banda "Os Mutantes". A artista trouxe visibilidade para as mulheres através do rock. Suas canções, em geral regadas com ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina, tornaram-se onipresentes nas paradas de sucesso.

Em decorrência do fim de seu casamento com Arnaldo e incompatibilidades artísticas com os rumos que a banda estava tomando, Rita foi expulsa de "Os Mutantes" pelo próprio Arnaldo. 

Tutti Frutti:


Em 1973 formou com a amiga Lúcia Turnbull uma dupla no estilo folk rock, "As Cilibrinas do Éden". Rita Lee e Lúcia desistiram da dupla e formaram a banda "Tutti Frutti". 

Em 1976, grávida de seu primeiro filho e vivendo com Roberto de Carvalho, Rita passou por um dos períodos mais difíceis de sua vida. Foi presa pelos policiais da Ditadura Militar em uma batida programada que a incriminou por porte e uso de maconha. Em prisão domiciliar precisou de permissões especiais do juiz para sair de casa e fazer shows. 

Em 1978 a banda lançou o disco "Babilônia" considerado por muitos, como o último disco de verdadeiramente rock de Rita. Após o laçamento deste, a banda se desfez. 

Parceria com Roberto de Carvalho: 


A partir de 1979 Rita e Roberto começaram a fazer discos e shows juntos. Desenvolveram um estilo único que ultrapassou as fronteiras do país. Aconteceram então grandiosos espetáculos, diversos para a Rede Globo num sucesso maciço de vendas e execução em rádios. 


Principais obras:




-Cor de rosa choque


-Todas as mulheres do mundo 


-Alô alô marciano

5 comentários:

  1. Rita Lee a rainha do rock nacional:
    Sim com toda certeza ela é a rainha do rock
    so que eu queria saber um pouco mais sobre sobre a biografia dela.
    um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Bom trabalho! edição das letras muito boa e visível.

    ResponderExcluir
  3. artista incrível e você a descreveu brilhantemente

    ResponderExcluir
  4. Adoro ela o texto está ótimo, com muita informação, simplismente adorei

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótimo!
    É incrível como a Rita influencia as pessoas (principalmente mulheres) com suas musicas.

    ResponderExcluir

Seu comentário será submetido à avaliação do administrador.