segunda-feira, 13 de maio de 2019

Lygia Clark.
Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1920. Lygia Pimentel Lins também conhecida como Lygia Clark, revolucionou a arte brasileira.  Pintora e escultora contemporânea que não se intitulava como artista.
PRINCIPAIS OBRAS:
Lygia, deu início a sua grande trajetória entre 1954 e 1958 com suas obras: Superfícies Molduras e Contra relevos, logo quando voltou de Paris.          
Já que na época os quadros possuíam um padrão. Para quebrar a “padronização” Lygia levou cores da pintura até a moldura de suas obras.
Entre os anos 1960 até 1964 outro marco para a história da pintora surge. A obra chamada de “Bichos” que revolucionou a arte principalmente pela participação do público.
Em 64 com utilização de borrachas, criou “Obra Mole”.
“Nostalgia do Corpo: Dialogo” obra criada em 1968, também com participação do público, fazia com que a pessoa que assistiam sentisse sensações, como o sopro da respiração e a sensação de tocar uma pedra.
“A casa é o Corpo: Labirinto” também tinha como alvo, a participação do público. Estreada em 1968, fazia com que o espectador entrasse em um útero.
Em 1973, outra obra chamada “Baba Antropofágica”, fazia com que expectadores eram envoltos a fios.
               
Importância.
È inegável a importância de Lygia para a arte contemporânea brasileira. Para o secretário de Estado de cultura, Angelo Oswaldo, Lygia é uma personalidade que pede a nossa atenção, em termos de estudo e fruição de sua obra; “ As raízes mineiras de Lygia Clark se entrelaçaram em troncos de alta qualidade intelectual” ele também elevou a importância de Sonia Lins, irmã de Lygia que morreu em Paris. “ ela deixou um livro que ainda não mereceu o reconhecimento devido, além de uma obra igualmente instigante’.
Apesar de ter nascido em Belo Horizonte, a pintora cresceu no meio artístico ao participar do movimento neoconcreto no Rio. Suas obras ganhou atenção internacional após sua morte “Ela está entre o que existe de mais instigante na arte da segunda metade do século 20”. Afirmou o secretário.
              
Contexto Histórico.
Nascida em Belo Horizonte em 1920, saiu de sua cidade e foi para o Rio, em 1947  aprendeu muito com Burle Marx (1909-1994). Entre 1950 até 52 viveu em Paris na França , onde estudou com Fernand Léger (1881-1955), Arpad Szenes (1897-1985) e Isaac Dobrinsky (1891-1973). De volta para o Brasil, integrou o Grupo Frente, liderado por Ivan Serpa (1923-1973). Foi também umas das fundadoras do  neoconcreto e participou da sua primeira exposição em 1959. Por sua vez, colocou em prática talento para com objetos tridimensionais. Realizou artes que contavam com a participação do espectador.
Referências:
Enviar por e-mail - /ajuda/story/2633-a-importância-da-instigante-obra-de-lygia-clark-que-completaria-hoje-95-anos Imprimir - /ajuda/story/2633-a-importância-da-instigante-obra-de-lygia-clark-que-completaria-hoje-95-anos Baixar PDF - /ajuda/story/2633-a-importância-da-instigante-obra-de-lygia-clark-que-completaria-hoje-95-

7 comentários:

  1. as obras dela sao perfeitas ate perece qeu fui eu que fiz <3

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog, muito bem explicado ficou otimo

    ResponderExcluir
  3. Entendi muito sobre, grande artista, pintora. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho. Está bem caprichado, e contém todas as informações necessárias!.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, bem resumida e explicada a história da artista!!
    Sem duvidas Lygia revolucionou a arte brasileira com suas obras.

    ResponderExcluir

Seu comentário será submetido à avaliação do administrador.