segunda-feira, 6 de maio de 2019

Cândido Portinari


Close de Portinari, meio-corpo, com seus potes de pincéis ao fundo. Rio de Janeiro, 1956 (Foto: Divulgação/Francesco Florian Steiner)


Principais Obras:

Candido procurava representar em suas pinturas algumas características do Brasil, como: sua fauna, flora, pessoas e até mesmo os conflitos. E suas principais obras foram:

O lavrador de cafe 1934, Candido Portinari O lavrador de cafe 1934, Candido Portinari



A primeira missa no Brasil 1948, Candido Portinari

As Lavadeiras 1944, Candido Portinari As Lavadeiras, 1944, Cândido Portinari

Cafe 1935, Candido Portinari Café, 1935, Cândido Portinari

Cena rural 1954, Candido Portinari Cena rural 1954, Cândido Portinari

Favelas 1957, Candido Portinari Favelas 1957, Cândido Portinari

grupo de meninas brincando 1940, Candido Portinari Grupo de Meninas Brincando 1940, Cândido Portinari

Mestico 1934, Candido Portinari Mestiço 1934, Cândido Portinari

O sapateiro de Brodowski 1941, Candido Portinari O sapateiro de Brodowski 1941, Cândido Portinari

Os retirantes 1944, Candido Portinari Os retirantes 1944, Cândido Portinari
Meio Ambiente, Candido Portinari Meio Ambiente, Cândido Portinari

Importância no cenário nacional:


Em suas belas representações do cenário brasileiro com a cultura, infância, mazelas e problemas sociais, Cândido Portinari fez o Brasil ser reconhecido internacionalmente sendo assim um dos maiores artistas do pais.

Cândido Portinari também participou ativamente das mudanças que ocorreram no Brasil no século XX, e ao lado de poetas, artistas, escritores e jornalistas pôde acompanhar as mudanças na cultura, estética e politica do pais.


Contexto Histórico:

Portinari nasceu em 1903,em uma fazenda de café próximo ao município de Brodowski, em São Paulo. Seus pais italianos haviam migrado para a  cidade com o objetivo de trabalhar em uma lavoura. Desde de pequeno, o interesse pela arte ficou claro. Seu primeiro desenho conhecido ´´o Retrato de Carlos Gomes´´, foi feito quando ele tinha 10 anos.


Quando um grupo de pintores e escultores italianos chegou a cidade em 1918, Portinari não pensou duas vezes em aceitar o convite de ajudante.

Em 1919 partiu para o Rio de Janeiro e pensando em desenvolver seu potencial ao máximo, Cândido resolve ingressar no Liceu de Artes e Ofícios. No ano seguinte se tornou aluno da Escola Nacional de Belas Artes.

Seus esforços logo foram reconhecidos quando no meio da década de 1920 conseguia se manter por meio de encomendas de retratos. Em 1928 Cândido faz seu primeiro grande feito ao vencer o Prêmio Viagem à Europa.

Depois de sua volta a uma viagem na Europa, Cândido passou a representar o Brasil mais fortemente em suas pinturas e passou a admirar alguns estilos europeus como o Cubismo e Surrealismo.

E em 1952 Cândido cria a sua maior obra: os painéis "Guerra e Paz", depois de se mudar para o Uruguai por causa das perseguições aos militantes de esquerda.





Referências:

http://redeglobo.globo.com/globocidadania/noticia/2013/12/conheca-historia-e-pintura-de-candido-portinari-que-faria-110-anos.html

https://www.infoescola.com/biografias/candido-portinari/

© obvious: http://obviousmag.org/pintores-brasileiros/candido_portinari/as-principais-obras-de-candido-portinari.html#ixzz5mUKRrKXp 

Um comentário:

Seu comentário será submetido à avaliação do administrador.